
DÉBORA GUIMARÃES
EM OBRAS (2013) - CASARÃO em Santa Teresa
Curadoria
Franz Manata
A exposição reúne 24 artistas que apresentam pinturas, gravuras e esculturas, instalações, fotografias, vídeos e objetos que evocam o universo criativo e comportamental. Mobilizada de forma colaborativa por Franz Manata a partir de encontros na EAV Parque Lage durante o ano de 2013 a mostra conta com assistência na curadoria de Joanna Fatorelli.
“Em obras” é o resultado de um trabalho coletivo iniciado no ano de 2013, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, durante o curso Desenvolvimento de Projetos. Nos encontros, tratamos das questões mais diversas relacionadas ao conceber, produzir, circular e viver arte. Discutimos as angústias, estratégias, formalizações, relações históricas, conceituais e uma infinidade de assuntos relacionados ao viver arte. Ainda, trata-se de uma prática de ateliê onde se desenvolve a parte imaterial do trabalho: o pensamento. O resultado dessa etapa é mostrado na forma de uma exposição/ocupação coletiva.
O partido curatorial foi o de tentar se incorporar ao espaço, criando ambiências, possibilidades de que o lugar “em obras” se tornasse um lugar habitado por alguém mágico, que ficasse se procurando em cada lugar. Essa noção de ‘espacializar novos afetos’, tratada em Michel de Certeau, “a invenção do cotidiano” no enfrentamento da suavidade do debate em torno do espaço, do confronto com o real e com as possibilidades de se pensar uma exposição.
A proposta/desafio de ter um espaço em obras para ocupar é pensar no processo de construção: do artista, da casa , do conceito de habitar. E esse exercício é precioso. Esse ser que habita um quase-espaço, um espaço-quase, tornado lugar, é um ser desconhecido. Se procura em cada canto, se encontra e se perde, se permite entrar e sair, numa quina, se dispersa de trabalho em trabalho para ocupar o ambiente - em processo.
